União Europeia deixa de reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela
7 de janeiro de 2021
Por Brasil de Fato
A União Europeia (UE) emitiu um comunicado, nesta quarta-feira (6), anunciando que a partir de agora não irá mais reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. A decisão dos 27 países europeus têm como base o fim do mandato do deputado.
O alto representante de Política Exterior do bloco, Josep Borrell, assegurou que irão manter o contato com todos os atores políticos da oposição.
A UE insiste em não reconhecer o resultado das eleições legislativas do passado 6 de dezembro e por isso "lamenta" a posse da nova Assembleia Nacional, na última terça-feira (5).
No comunicado, o bloco europeu reitera sua postura de exigir uma mudança de governo. "A UE convoca as autoridades venezuelanas e seus líderes a priorizar os interesses do povo venezuelano e se unir para começar uma transição liderada pelos venezuelanos que permita uma saída pacífica, inclusiva e sustentável da crise", declaram.
Com a decisão, o Executivo nacional venezuelano pode estar mais próximo de conquistar judicialmente o direito de novamente administrar seus ativos no território europeu, como é o caso das 31 toneladas de ouro depositadas no Banco da Inglaterra que está sob processo judicial.
Os tribunais britânicos devem decidir qual é a autoridade legítima para gerenciar o valor equivalente a US$ 1,2 bilhão. Com Guaidó sendo reconhecido novamente como líder da oposição, a única autoridade possível seria o governo de Nicolás Maduro.
Os países do Grupo de Lima também deixaram de usar o cargo de presidente ao mencionar o ex-deputado. Em um comunicado, divulgado na última terça-feira (5), Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Paraguai e Peru, afirmaram que não reconhecem a formação do novo parlamento venezuelano, senão a Junta Diretiva, que se autoproclamou também no dia de ontem, liderada por Guaidó e outros ex-parlamentares.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícia Relacionada
Fonte
- União Europeia deixa de reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela — Brasil de Fato, 6 de janeiro de 2021.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|