União Europeia: Antonio Tajani eleito presidente do Parlamento Europeu
19 de janeiro de 2017
O italiano Antonio Tajani, ganhou a eleição para a presidência do Parlamento Europeu após quatro rodadas de votação, de modo que ele consegue Martin Schulz. A eleição do candidato do Partido Popular Europeu começou esta manhã às 08:00 (UTC) após sua apresentação, bem como aquelas de outros cinco candidatos. Ao contrário do habitual não houve nenhuma aliança dos partidos no parlamento fazendo com que o resultado da votação fosse incerto.
A surpresa da manhã veio do liberal Guy Verhofstadt, que decidiu no último minuto retirar a sua candidatura e apoiar Antonio Tajani. O jornal económico La Tribune citou que com essa retirada, o "presidente do grupo liberal (ALDE) mostra oportunismo infalível e único curso de ação: ser capaz de fazer parte da direção do Parlamento Europeu".
Martin Schulz candidato do Partido Socialista Europeu perdeu para Antonio Tajani por 282 votos contra 351 votos. Tajani, ex-porta-voz de Silvio Berlusconi, foi eleito para um mandato de dois anos e meio à frente do parlamento.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte[editar]
Romaric Godin. Guy Verhofstadt, l'opportunisme au nom de l'Europe ?— La Tribune, 17 de janeiro de 2017
European Parliament election: Antonio Tajani new president— BBC, 17 de janeiro de 2017
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|