União Africana poderá entrar na luta contra o terrorismo em Moçambique

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

8 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, confirmou que o país poderá receber equipamento fornecido pela União Africana para combater o terrorismo. Falando em Addis Abeba, onde participou na Cimeira da União Africana, Nyusi disse que “há equipamento que pode ser usado por Moçambique”.

“Estamos a trabalhar nesse sentido, para vermos se explorarmos eficazmente essa oportunidade," disse. O estadista moçambicano não especificou o tipo de equipamento e ainda disse que União Africana está muito satisfeita com a forma como o terrorismo está sendo combatido e mostra-se disponível a dar apoio.

Desde 2017, as ações terroristas de um grupo associado ao Estado Islâmico deslocaram mais de 850 mil pessoas e causaram a morte de mais de 3.500.

De momento, Moçambique tem o apoio, em terra, de países da África austral e de Ruanda. A União Europeia e Estados Unidos apoiam no treino de militares moçambicanos. O apoio em terra, disse Nyusi, é para a União Africana “uma forma concreta (...) de encontrar soluções no nosso seio”.

Na referida Cimeira, a União Africana distinguiu Nyusi como campeão de gestão de riscos de desastres na África.

Fontes