Unesco celebra Dia Mundial da Ciência pela Paz e o Desenvolvimento

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

11 de novembro de 2014

Brasil

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) homenageou hoje (11) o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, em comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, lembrado ontem (10). A Unesco comemorou os 15 anos de cooperação técnica com o ministério e os 60 anos de existência do instituto.

Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, todos esses temais são fundamentais para o desenvolvimento. “É importante pensar a educação, a ciência e a tecnologia para a busca de uma sociedade mais justa, menos desigual. Os desafios não são poucos. O mundo está vivendo uma fase de muitas dificuldades. O caminho de qualquer mudança tem que considerar educação, ciência e tecnologia como elementos centrais para um projeto de desenvolvimento econômico mais inclusivo.”

A diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Cecília Leite, destacou que o instituto está cada vez mais próximo do setor produtivo, pois a inovação precisa chegar à indústria e ao setor educacional. “A questão informacional passa a ter cada vez mais importância em todas as áreas.”

O representante da Unesco no Brasil, Lucien Muñoz, parabenizou o país pelo esforço em avançar na área da ciência. “O Brasil tem investido cada vez mais recursos em políticas para avançar na área da ciência e da pesquisa. As sociedades mais avançadas do mundo têm nível de bem-estar gerado pelo conhecimento, que cria riqueza e permite diminuir as desigualdades. O Brasil está engajado nessa direção.”

O Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento foi criado em 2001 pela Organização das Nações Unidas para incentivar a discussão sobre o papel da ciência na construção de um mundo melhor. Este ano o tema da data é a educação científica.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati