Unasul tenta entendimento entre Venezuela e Estados Unidos

Fonte: Wikinotícias

Unasul • 8 de fevereiro de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Comissão Reduzida de Chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) para tratar da situação da Venezuela, formada pelos chanceleres da Colômbia, do Equador e do Brasil, reúne-se nesta segunda-feira (9) em Montevidéu. No encontro, será avaliado o pedido do presidente Nicolás Maduro para que a comissão promova um diálogo diplomático com os Estados Unidos, que, na semana passada, aplicaram sanções contra funcionários do governo venezuelano por violação dos direitos humanos.

Além do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e dos chanceleres da Colômbia e do Equador, participarão da reunião a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, e o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper. A comissão promoveu várias reuniões no ano passado na Venezuela, para tentar restabelecer o diálogo entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição, que liderava protestos nas ruas do país. Na época, o representante brasileiro nas conversações era o então chanceler Luiz Alberto Figueiredo.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou, na última segunda-feira (2), sanções a funcionários do governo venezuelano, com a suspensão de vistos em passaportes, após declarações de Maduro de que o vice-presidente americano, Joe Biden, estaria “por trás de um plano para derrubá-lo”.

Em julho do ano passado, a Casa Branca impôs restrições a 24 integrantes do governo venezuelano. Os Estados Unidos acusaram o governo Maduro de ter agido de maneira violenta na repressão a protestos contra sua gestão. Na última quarta-feira (4), Maduro pediu à Unasul que promovesse um diálogo diplomático com os Estados Unidos.

"Falei com o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper. Solicitei-lhe oficialmente que assuma uma iniciativa diplomática para evitar que os Estados Unidos continuem rumo a um beco sem saída, para procurar um mecanismo de diálogo com o governo norte-americano e construir uma diplomacia de paz, de diálogo, de entendimento", disse o chefe do governo venezuelano durante o programa Em Contato com Maduro, transmitido pela televisão estatal.

Fontes