Uma semana depois de entrar na fila do SUS, Faustão recebe transplante de coração

Fonte: Wikinotícias

27 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O apresentador Fausto Silva, popularmente conhecido como Faustão, passou esta tarde por uma cirurgia de transplante de coração no Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo. Ele, que tem 73 anos, havia sido internado no dia 05 deste mês e no domingo passado, devido ao agravamento de um quadro de insuficiência cardíaca, entrou para a fila de transplantes, regulada pelo SUS. "Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração", dizia o comunicado divulgado pelo Hospital na noite de 20 de agosto.

A cirurgia durou cerca de 2 horas e 30 minutos. "O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição", diz o boletim divulgado pelo Hospital após a cirurgia.

Como funciona a lista do SUS?

No Brasil não há venda de órgãos, mas eles podem ser doados, desde que a família do morto autorize. A lista é única, mas cada estado possui uma Central de Transplantes, sendo os órgãos de doadores de determinado estado transplantados preferencialmente para receptores daquele estado. O que também é avaliado como prioridade é o quadro de gravidade do paciente que precisa do órgão, tendo sido o caso de Faustão considerado "muito grave".

"Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde - o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento", diz um comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde.

O Brasil tem o maior sistema público de transplantes do mundo, segundo o portal G1.

Fontes