Ucrânia presta ajuda à recém-libertada Kherson

Fonte: Wikinotícias

14 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades ucranianas começaram no domingo a transportar alimentos, água e remédios para a cidade de Kherson, no sul, dois dias depois que as forças de Kyiv entraram na capital regional estratégica que a Rússia capturou no início do conflito e agora deixou.

Mais de três quartos dos 300.000 moradores de Kherson escaparam da cidade, deixando 75.000 pessoas para suportar a ocupação russa antes que as forças de Moscou recuassem na semana passada e as tropas ucranianas começassem a entrar.

“As forças de ocupação e colaboradores russos fizeram todo o possível para fazer com que as pessoas que permaneceram na cidade sofressem o máximo possível durante esses dias de espera, semanas de espera, meses”, disse um conselheiro do prefeito de Kherson, Roman Golovnya, em um comunicado nacional.

Moradores compartilharam histórias do bombardeio russo na cidade. Eles também falaram de amigos e familiares que foram detidos e desapareceram durante nove meses de ocupação russa.

E a vida não voltou ao normal das formas mais elementares.

Golovnya disse: “A cidade está com uma falta crítica de água, em primeiro lugar, porque praticamente não há abastecimento de água na cidade. Agora não há remédio suficiente, não há pão suficiente – não é assado, porque não há eletricidade”.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy saudou a vitória das tropas ucranianas em Kherson no sábado.

Em seu discurso noturno em vídeo, Zelenskyy disse que as forças de defesa recuperaram o controle de mais de 60 assentamentos na região de Kherson e prometeu que as tropas ucranianas “libertarão toda a nossa terra dos invasores”.

O presidente ucraniano, no entanto, também alertou para a vigilância. Enquanto as pessoas comemoram em Kherson, mais a leste na área de Donetsk, ele disse que batalhas brutais estão sendo travadas todos os dias.

"É um inferno lá", disse ele.

Quando as forças russas se retiraram de Kherson, Zelenskyy disse que destruíram a infraestrutura crítica lá, incluindo comunicações, abastecimento de água e usinas de aquecimento e eletricidade. Ele alertou os moradores de Kherson de que soldados russos em retirada haviam minado a área.

“Quase 2.000 itens explosivos já foram removidos das áreas, mas há muito mais a ser feito”, disse ele.

Fontes