Ucrânia pressiona por F-16s depois que os EUA negarem

Fonte: Wikinotícias

27 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Ucrânia na segunda-feira continuou sua pressão para que os seus aliados forneçam às forças ucranianas caças a jato, apesar da última avaliação dos EUA de que fornecer seus caças F-16 não seria apropriado.

“Toda discussão sobre fornecer à Ucrânia um novo e crucial tipo de arma começou com um 'não' e terminou com um 'sim'”, twittou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba. “No ano passado, liberamos decisões políticas sobre seis dos sete tipos de armas revolucionárias. O único que resta é um avião de combate.”

Anteriormente, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse na sexta-feira em entrevista à ABC News que, sobre a questão de fornecer F-16 para a Ucrânia, ele estava “descartando isso por enquanto”.

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse para NBC no domingo que os comandantes militares dos EUA acreditam que o que a Ucrânia precisa são “tanques e veículos blindados de transporte de pessoal e veículos de combate de infantaria, artilharia e sistemas de defesa aérea lá na linha de frente”.

“Esta fase é sobre combate terrestre e poder ter as ferramentas nas mãos dos ucranianos para retomar o território que os russos estão ocupando”, disse Sullivan.

Fontes