Ucrânia e Rússia relatam intensos combates na batalha por Soledar

Fonte: Wikinotícias

12 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os militares russos e ucranianos disseram que houve combates intensos na quarta-feira em Soledar, contrariando uma afirmação anterior do grupo russo Wagner de que havia assumido o controle da cidade no leste da Ucrânia.

Horas após a reivindicação do Grupo Wagner, os militares russos disseram que os combates estavam em andamento com unidades aerotransportadas russas cercando a cidade no norte e no sul.

Um porta-voz do comando militar do leste da Ucrânia disse à televisão ucraniana que a situação em Soledar era "complicada".

A área é uma das mais ativas no conflito, dificultando uma avaliação independente da situação.

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse na terça-feira que Wagner e as forças russas provavelmente controlam a maior parte de Soledar, que fica perto de Bakhmut, um dos principais alvos da Rússia nesta fase de sua invasão.

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse em entrevista coletiva na quarta-feira que a defesa da Ucrânia na área de Bakhmut “mostra mais uma vez a bravura das forças ucranianas enquanto lutam para defender sua pátria”.

“Nosso apoio faz uma diferença real no terreno e, neste momento crucial da guerra, devemos fazer ainda mais e mais rápido”, disse Stoltenberg.

Fontes