Ucrânia atinge depósito de combustíveis na Crimeia

Fonte: Wikinotícias

30 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um drone ucraniano atingiu um depósito de combustível da Crimeia no sábado, enquanto o presidente Volodymyr Zelenskyy prometeu "punição" após o ataque da Rússia na sexta-feira na cidade central de Uman.

Em seu vídeo noturno no sábado, Zelenskyy disse que a Ucrânia fará todo o possível para que a Rússia responda por supostos crimes de guerra cometidos contra a Ucrânia.

Referindo-se aos ataques aéreos de sexta-feira contra Uman, Zelenskyy disse que “qualquer um que prepare tais ataques com mísseis não pode deixar de saber que será cúmplice do assassinato”. Ele disse que um tribunal contra crimes de guerra russos será estabelecido em breve.

Moscou afirmou que seu alvo eram as tropas de reserva ucranianas e que atingiu com sucesso, impedindo-os de alcançar as linhas de frente.

A Rússia culpou a Ucrânia por um ataque de drones no início do sábado que incendiou uma instalação de armazenamento de combustível na cidade portuária de Sevastopol, na Crimeia, ocupada pelos russos. O incêndio foi extinto, disse o governador instalado em Moscou, Mikhail Razvozhaev, no final do dia no Telegram.

Razvozhaev disse que o incêndio não afetaria o abastecimento de combustível em Sevastopol e que ninguém ficou ferido. Ele disse que outro drone foi abatido e seus destroços encontrados na costa perto do terminal de combustível.

No entanto, o oficial de inteligência militar ucraniano Andriy Yusov disse que mais de 10 tanques com capacidade para cerca de 40.000 toneladas métricas foram destruídos. Os tanques, disse ele, continham derivados de petróleo destinados ao uso pela Frota Russa do Mar Negro.

Yusov não disse que a Ucrânia foi responsável pelo ataque. Em vez disso, ele disse que era "punição de Deus" pelos ataques russos na sexta-feira de Uman.

"Esta punição será duradoura. Em um futuro próximo, é melhor para todos os residentes da Crimeia temporariamente ocupada não estar perto de instalações militares e instalações que fornecem para o exército do agressor", disse Yusov, segundo o RBC.

Fontes