Ucrânia ataca Moscou e a Crimeia com drones

Fonte: Wikinotícias

24 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rússia relatou ataques de drones ucranianos na segunda-feira contra Moscou e a Crimeia ocupada, enquanto a Ucrânia disse que a Rússia realizou seu último ataque aéreo na região de Odesa.

Os militares da Rússia disseram que derrubaram os dois drones que atacaram Moscou. O prefeito da cidade, Sergei Sobyanin, disse que dois edifícios não residenciais foram danificados, mas que não houve relatos de vítimas.

Agências de notícias russas disseram que fragmentos de um drone foram encontrados na área de Komsomolsky, perto do Ministério da Defesa da Rússia.

Na Crimeia, o governador instalado pela Rússia disse que um ataque de drone ucraniano atingiu um depósito de munição, enquanto as defesas aéreas derrubaram 11 drones.

A Rússia negou na segunda-feira ter como alvo a infraestrutura civil, incluindo igrejas. A negação do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ocorreu após um ataque russo no domingo no centro histórico da cidade de Odesa, um patrimônio mundial da UNESCO, que danificou a histórica Catedral da Transfiguração.

Zelenskyy usou parte de seu discurso noturno no domingo para condenar os ataques. Ele prometeu retaliar, dizendo: “Eles [a Rússia] definitivamente sentirão isso”.

“O alvo de todos esses mísseis não são apenas cidades, vilas ou pessoas. O alvo deles é a humanidade e os fundamentos de toda a nossa cultura europeia”, disse Zelenskyy.

Membros do clero retiraram ícones dos escombros dentro da catedral. Mosaicos foram esmagados. Um guarda de segurança e clérigos estavam dentro quando o ataque começou, mas eles sobreviveram.

A UNESCO emitiu um comunicado condenando ataque. A primeira e principal igreja da cidade de Odesa foi fundada em 1794 durante o império russo. Foi demolido sob Stalin em 1936. Sua reconstrução começou em 1999 após a dissolução da União Soviética e foi consagrada em 2003.

Fontes