Ucrânia afirma ter recapturado plataformas de petróleo na Crimeia

Fonte: Wikinotícias

13 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os militares ucranianos afirmam ter recapturado da Rússia plataformas de petróleo e gás no Mar Negro.

Desde que capturou as plataformas offshore em 2015, a Rússia tem as utilizado como plataformas de lançamento para helicópteros militares, bases para tropas e terreno elevado para mísseis de longo alcance.

“A Rússia foi privada da capacidade de controlar totalmente as águas do Mar Negro, e isso deixa a Ucrânia muitos passos mais perto de recuperar a Crimeia”, alegou o serviço de inteligência militar da Ucrânia.

O Ministério da Defesa da Rússia não fez comentários imediatos sobre os relatórios.

O vice-ministro da Defesa disse que os combatentes ucranianos recuperaram uma cidade na província de Donetsk e marcharam sobre outras duas cidades ao sul de Bakhmut.

Esses desenvolvimentos ocorrem no momento em que a Ucrânia espera voar F-16 emprestados pelos EUA em até três meses, depois que seus pilotos receberem instrução rápida na Base Aérea da Guarda Nacional de Morris, em Tucson, Arizona.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse na terça-feira que as entregas ocidentais de caças F-16 à Ucrânia apenas prolongarão o conflito.

Falando num fórum econômico em Vladivostok, Putin disse que entre 1.000 e 1.500 russos se voluntariam para o exército russo todos os dias e que 270.000 se inscreveram durante os últimos seis meses. Ele continuou acrescentando que espera que a política externa dos EUA em relação à Rússia permaneça a mesma, quer Biden permaneça no cargo ou não.

Putin também disse que a contra-ofensiva da Ucrânia, lançada em junho, falhou. Aliados da Ucrânia, como os EUA, afirmaram anteriormente que o progresso é lento.

Fontes