Ucrânia afirma que Rússia atacou Odesa e Kiev

Fonte: Wikinotícias

6 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades ucranianas disseram na quarta-feira que um ataque de drone russo a uma área portuária na região de Odesa matou uma pessoa.

Oleh Kiper, o governador regional, disse no Telegram que o ataque russo durou três horas e danificou a infraestrutura agrícola no porto fluvial de Izmail, no Danúbio.

A Rússia também atingiu a capital da Ucrânia, Kiev, com um ataque com mísseis na manhã de quarta-feira.

Serhiy Popko, chefe da administração militar da cidade, disse no Telegram que as defesas aéreas derrubaram todos os mísseis e que não houve relatos de danos ou vítimas.

Os militares ucranianos relataram na quarta-feira que destruíram todos os sete mísseis de cruzeiro e um míssil balístico que a Rússia usou para atacar a Ucrânia, ao mesmo tempo que abateram 15 dos 25 drones russos.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas defesas aéreas destruíram um drone ucraniano na noite de terça-feira sobre a região de Bryansk, que faz fronteira com a Ucrânia. O governador regional em Bryansk disse que não houve relatos de vítimas.

O parlamento da Ucrânia aprovou na quarta-feira a nomeação de Rustem Umerov como o novo ministro da defesa do país.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, anunciou no domingo que estava fazendo uma mudança na liderança da defesa, dizendo que “o ministério precisa de novas abordagens e outros formatos de interação com os militares e a sociedade como um todo”.

Umerov, um tártaro da Crimeia e ex-legislador responsável pelo principal fundo de privatização da Ucrânia, substituiu Oleksii Reznikov, que ocupava o cargo desde novembro de 2021.

Reznikov desempenhou um papel fundamental na garantia de ajuda militar ocidental. No entanto, durante a sua nomeação, o Ministério da Defesa foi manchado por alegações de corrupção que Reznikov descreveu como difamações.

Fontes