Ucrânia: mísseis mortais atingem Lviv

Fonte: Wikinotícias

18 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades do oeste da Ucrânia disseram que ataques com mísseis atingiram Lviv nesta segunda-feira, matando pelo menos seis pessoas na cidade.

O governador regional de Lviv, Maksym Kozystkiy, disse que três mísseis atingiram locais de infraestrutura militar, enquanto outro atingiu uma oficina de pneus de automóveis.

Em outras partes do país, os esforços para evacuar civis de zonas de conflito foram interrompidos pelo segundo dia consecutivo na segunda-feira.

“Em violação ao direito internacional humanitário, os ocupantes russos não pararam de bloquear e bombardear as rotas humanitárias”, postou a vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk em comunicado nas redes sociais.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy acusou as forças russas de se envolverem em “terrorismo deliberado.”

Zelenskyy, em um discurso em vídeo na noite de domingo, disse que espera que a Rússia lance uma ofensiva na região leste de Donbass "no futuro próximo".

A retirada das forças russas de áreas ao redor da capital da Ucrânia, Kiev, e de outras partes do norte, nas últimas semanas, provocou avaliações de oficiais militares ocidentais de que a Rússia estava reforçando e redistribuindo esses ativos no leste da Ucrânia.

A captura da região de Donbass, que inclui Luhansk e Donetsk, juntamente com a cidade portuária de Mariupol, ao sul, permitiria à Rússia controlar um corredor terrestre para a península da Crimeia, que conquistou em 2014.

Fontes