Ucrânia: Petro Poroshenko diz que eleições separatistas são uma farsa

Fonte: Wikinotícias

Ucrânia • 2 de novembro de 2014

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, considerou hoje (2) as eleições nas regiões separatistas pró-russas de Donetsk e Lugansk uma farsa, mostrando-se confiante de que a Rússia não legitimará estas pseudoeleições, que, frisou, contrariam os acordos de cessar-fogo assinado em Minsk, na Bielorrússia.

“É uma farsa com tanques montada por duas organizações terroristas, um acontecimento terrível que não tem nada a ver com a expressão da vontade dos cidadãos”, disse o chefe de Estado. As regiões separatistas pró-russas de Donetsk e Lugansk, no Leste da Ucrânia, votam hoje para escolher os presidentes e parlamentos regionais, numa eleição que visa a legitimar a independência declarada unilateralmente mas é considerada ilegal por Kiev.

Ao lado do governo ucraniano, a Organização das Nações Unidas, a União Europeia, a Organização do Tratado do Atlântico Norte e vários países ocidentais asseguram que o voto separatista viola a legislação ucraniana e mina os esforços que conduziram à assinatura de um acordo de paz em setembro. A Rússia é o único país que apoia os separatistas, tendo afirmado, por meio do ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, que reconhecerá naturalmente os resultados.

O acordo de cessar-fogo assinado em setembro na Bielorrússia previa eleições locais nas regiões separatistas no dia 7 de dezembro, mas os dirigentes das duas Repúblicas autoproclamadas recusaram quaisquer eleições organizadas por Kiev em territórios que controlam e anunciaram eleições locais em 2 de novembro.

Fontes