Ucrânia: Kiev prepara-se para operações de combate no Leste

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

12 de novembro de 2014

Ucrânia

O ministro da Defesa ucraniano, Stepan Poltorak, disse hoje (12) que as Forças Armadas ucranianas estão se preparando para ações de combate no Leste, devido à “atividade crescente” da Rússia e dos separatistas pró-russos.

“Observamos um reforço da parte dos grupos terroristas (forma como o governo ucraniano designa os separatistas pró-russos do Leste) e também da parte da Rússia. Observamos os seus movimentos, sabemos onde estão e esperamos ações imprevisíveis da parte deles”, relatou Poltorak durante uma reunião do Conselho de Ministros.

“A nossa tarefa principal é nos preparar para operações de combate. Estamos fazendo isso”, acrescentou. Segundo o ministro, a zona de conflito está, no momento, “complicada mas estável”. Poltorak explicou que as forças ucranianas nas regiões de Donetsk e Lugansk “serão reposicionadas” para estarem em condições de enfrentar “ações imprevistas de unidades armadas” em território controlado pelos rebeldes.

O ministro do Interior, Arsen Avakov, anunciou um reforço da segurança em torno de Mariupol, porto estratégico do Mar de Azov que é visado pelos rebeldes. Avakov disse ainda que as autoridades ucranianas vão reforçar a proteção de instalações estratégicas como as centrais nucleares ou os gasodutos.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte confirmou hoje informações que várias colunas militares com equipamento e forças de combate russas entraram em território ucraniano nos últimos dois dias. A situação era denunciada pelas autoridades de Kiev, que lamentaram a violação do acordo de paz assinado, em setembro, em Minsk entre a Ucrânia e os separatistas.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano enviou, na terça-feira (11), uma nota de protesto a Moscou pela entrada das colunas militares.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati