Ucrânia: Exército ucraniano retira tropas de Debaltseve

Fonte: Wikinotícias

Ucrânia • 18 de fevereiro de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Exército ucraniano está retirando algumas das tropas, que se encontram em Debaltseve, após uma ofensiva dos rebeldes pró-russos naquela cidade estratégica do Leste da Ucrânia, disse Ilia Kive, chefe adjunto da polícia regional ucraniana. “A libertação dos nossos militares está em curso, sendo que estão parcialmente fora do cerco”, disse Ilia Kive. De acordo com ele, os ucranianos não abandonaram a cidade. "Os combates de rua continuam. Está ocorrendo uma pequena batalha entre blindados”.

"Uma parte das tropas ucranianas continua em Debaltseve, onde estão efetuando uma operação especial", disse um porta-voz militar Vladislav Seleznev. As autoridades ucranianas pediram aos ocidentais uma "resposta severa" a Moscou, depois da entrada dos rebeldes pró-russos em Debaltseve, uma cidade ferroviária importante situada entre as duas capitais rebeldes de Donetsk e Lugansk.

Esta ofensiva ocorre no terceiro dia da trégua no Leste da Ucrânia, conseguida na semana passada depois de quase 17 horas de negociações, em Minsk, na Bielorússia, entre os chefes de Estado da Ucrânia, Rússia, e França e a líder do governo alemão. Kiev e os países ocidentais acusam a Rússia de armar os rebeldes e de ter destacado tropas na Ucrânia, o que Moscou desmente. Nessa terça-feira (17), os Estados Unidos "condenaram firmemente" a violação do cessar-fogo no Leste da Ucrânia pelos "separatistas que atuam em concertação com as forças russas".

Se Moscou continuar a violar os acordos de Minsk, "o preço a pagar pela Rússia será mais pesado", advertiu o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante telefonema, na terça-feira, ao presidente ucraniano, Petro Porochenko. O Exército ucraniano está retirando algumas tropas, que se encontram cercadas em Debaltseve, após uma ofensiva dos rebeldes pró-russos naquela cidade estratégica do Leste da Ucrânia, disse Ilia Kive, chefe adjunto da polícia regional ucraniana.

“A libertação dos nossos militares está em curso, sendo que estão parcialmente fora do cerco”, disse Ilia Kive. De acordo com ele, os ucranianos não abandonaram a cidade. "Os combates de rua continuam. Está em curso uma pequena batalha entre blindados”. "Uma parte das tropas ucranianas continua em Debaltseve, onde estão efetuando uma operação especial", disse um porta-voz militar Vladislav Seleznev.

As autoridades ucranianas pediram aos ocidentais que dessem uma "resposta severa" a Moscou, depois da entrada dos rebeldes pró-russos em Debaltseve, uma cidade ferroviária importante situada entre as duas capitais rebeldes de Donetsk e Lugansk. Esta ofensiva ocorre no terceiro dia de trégua no Leste da Ucrânia, conseguida na semana passada depois de quase 17 horas de negociações, em Minsk, na Bielorússia, entre os chefes de Estado da Ucrânia, Rússia, e França e a líder do governo alemão.

Kiev e os países ocidentais acusam a Rússia de armar os rebeldes e de ter destacado tropas na Ucrânia, o que Moscou desmente. Nessa terça-feira (17), os Estados Unidos "condenaram firmemente" a violação do cessar-fogo no Leste da Ucrânia pelos "separatistas que atuam em concertação com as forças russas". Se Moscou continuar a violar os acordos de Minsk, "o preço a pagar pela Rússia será mais pesado", advertiu o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante telefonema, na terça-feira, ao presidente ucraniano, Petro Porochenko.

Fontes