UNITA acusa MPLA de fomentar intolerância política

Fonte: Wikinotícias
Angola.

Agência VOA

Dirigente do Galo Negro no Uíge apela ao partido no poder para conter onda de ataques contra a Unita.

23 de fevereiro de 2015

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A UNITA no Uíge manifestou-se preocupado com o que diz ser a crescente onda de intolerância política não só nesta província mas também na Lunda Norte e Huambo.

O secretário provincial da UNITA no Uíge, Felix Simão Lucas acusou o partido no poder de fomentar deliberadamente acções como a que aconteceu recentemente na Lunda Norte quando militantes do seu seu partido foram atacados por militantes do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

Para Simão Lucas, o que se passa tem “antecedentes” e recorda “o que aconteceu após os acordos de paz em 1992”.

“Agora temos caso o concreto que aconteceu na Lunda Norte”, disse, acusando ser essa “uma orientação do partido no poder”.

Simão Lucas defendeu a necessidade de o MPLA “traçar estratégias” para conter a situação que tende a comprometer a convivência democrática e pacífica, e o bem-estar dos angolanos.

Por outro lado, ele lamentou também o facto de que as autoridades judiciais nunca actuam contra os responsáveis por ataques de natureza política.

"No passado a UNITA levou vários casos à procuradoria, “mas sem solução” concluiu o secretário província do Galo Negro no Uíge, Felix Simão Lucas.

Fonte