UE reduz previsões econômicas para 2023-2024

Fonte: Wikinotícias
Escultura "Euro" na Alemanha

11 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Comissão Europeia – o ramo executivo da União Europeia – reviu para baixo a sua previsão econômica para a zona euro, afirmando que a inflação ainda é demasiado elevada, os gastos dos consumidores estão em baixa e a Alemanha, a maior economia do continente, está em recessão.

Numa conferência de imprensa em Bruxelas na segunda-feira, o Comissário da Economia da UE, Paolo Gentiloni, disse que agora prevêem que o produto interno bruto (PIB) dos 27 países da UE se expandirá em oito décimos de um por cento em 2023 e em 1,3% em 2024.

Esses números estão abaixo das projeções de maio de 1,1 e 1,6 por cento, respectivamente.

Gentiloni disse que o PIB da Alemanha foi significativamente mais fraco do que o esperado no primeiro semestre deste ano, com o declínio dos salários reduzindo os gastos dos consumidores e a menor procura externa levando a exportações moderadas.

Ele disse que a economia alemã deverá agora encolher 0,4 por cento em 2023, “uma revisão significativa baixa” em relação à previsão de naio de um crescimento de 0,2%.

Ele disse que prevêem que as economias da Itália e da Holanda também crescerão mais lentamente este ano, com uma expansão do PIB de 0,9% e 0,5%, respectivamente, abaixo das projeções anteriores de 1,2% e 1,8%.

Mas a comissão afirmou que as economias da França e Espanha crescerão mais rapidamente do que o esperado anteriormente este ano, projetando um crescimento de 1% e 2,2%, respectivamente, em vez dos anteriormente 0,7% e 1,9%.

Fontes