UE realizará discussões urgentes sobre mais sanções à Rússia

Fonte: Wikinotícias

4 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A União Europeia disse na segunda-feira que realizará discussões sobre uma nova rodada de sanções à Rússia.

O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse em comunicado que a UE “avançará, com urgência, no trabalho de novas sanções contra a Rússia”.

Borrell disse: “Os massacres na cidade de Bucha e outras cidades ucranianas serão inscritos na lista de atrocidades cometidas em solo europeu.”

As sanções devem ser discutidas esta semana. Os ministros das Relações Exteriores da UE poderão lê-los à margem de uma reunião da Otan no final desta semana ou em sua reunião regular na próxima semana.

A declaração de Borrell disse que a UE oferecerá assistência aos promotores ucranianos que estão coletando e preservando “as [provas] dos crimes de guerra”.

A UE também apoia as investigações sobre os crimes do Tribunal Penal Internacional e do comissário de direitos humanos das Nações Unidas, disse o comunicado.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, condenou a Rússia no domingo, acusando-a de cometer atrocidades de guerra na Ucrânia.

“Você não pode deixar de sentir um soco no estômago”, disse o principal diplomata dos EUA ao programa “State of the Union” da CNN. “Não podemos ficar insensíveis a isso. Não podemos normalizar isso.

Blinken está viajando para Bruxelas para reuniões esta semana com outros ministros das Relações Exteriores da Otan, procurando destacar a determinação da aliança militar de responsabilizar a Rússia pela continuação dos combates na Ucrânia.

Blinken disse que os Estados Unidos estariam “procurando documentar os crimes de guerra russos em toda a Ucrânia”, mesmo quando a Ucrânia afirma ter retomado o controle da região centro-norte ao redor da capital. As tropas de Moscou se retiraram do território de Kiev para concentrar novos ataques nas cidades do sul da Ucrânia ao longo do Mar Negro e na contestada região de Donbas, no leste da Ucrânia.

Fontes