UE multa Microsoft em 280,5 milhões de euros

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

14 de julho de 2006

A Microsoft foi multada em 280,5 milhões de euros pela Comissão Européia na quarta-feira (12) por supostamente não obedecer a uma lei antitruste de 2004 da União Européia.

A UE tinha decidido em 2004 que a Microsoft devia fornecer a seus concorrentes informações sobre o seu sistema operacional Windows. Alegou-se que essa decisão foi tomada para permitir aos concorrentes escrever seus próprios programas de computador para a plataforma Windows e competir em condições de igualdade com outros produtos da empresa dona do Windows.

A UE decidiu que a Microsoft tem até o dia 21 de julho para fornecer a informação técnica completa a seus rivais. Se ela não fizer isso, novas multas, de até 3 milhões de euros por dia, podem ser aplicadas.

A comissão alega que a Microsoft não se esforçou o suficiente para resolver a contenda e que ela deve fornecer a informação antes de 31 de julho.

A Microsoft contudo não concorda, acredita que não fez nada de errado e que obedeceu o regulamento da UE.

O Comissário da União Européia da Competição Neelie Kroes advertiu a Microsoft para cumprir com essas determinações depois de lançar o seu novo sistema operacional, o Windows Vista.

Fontes