Turquia intensifica apoio à Ucrânia, arriscando retaliação russa

Fonte: Wikinotícias

3 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Turquia diz que bloqueou navios de guerra russos no Mar Negro antes de um ataque esperado a cidades ucranianas. Ao mesmo tempo, a Ucrânia diz que está recebendo mais drones turcos, apesar dos avisos de Moscou. Os laços turco-russos estão enfrentando um teste crítico.

Ancara afirma que quatro navios de guerra russos retiraram seu pedido de entrar no Mar Negro através das vias navegáveis ​​turcas. O anúncio segue a restrição da Turquia ao uso de navios russos da hidrovia do Bósforo, em Istambul, o único acesso ao Mar Negro.

Sob a Convenção de Montreux de 1936, Ancara pode impedir que navios russos usem a hidrovia depois de declarar no domingo que a invasão da Ucrânia pela Rússia era uma “guerra.”

Mesut Casin, conselheiro do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, diz que a Turquia pretende impor estritamente o acesso naval ao Mar Negro sob a convenção.

“Vamos aplicar o regime de Montreux com muita clareza, sensibilidade e objetividade. Os russos deveriam estar pensando nisso. Por quê? Mostramos essa posição na Segunda Guerra Mundial; paramos os navios alemães, os navios italianos e até os navios armados soviéticos”, disse ele.

A aplicação rigorosa da convenção por Ancara parece ter negado qualquer espaço de manobra para Moscou acessar seus destróieres e uma fragata à espera. Entre eles está um dos navios de guerra mais avançados e modernos da Rússia que transporta mísseis de cruzeiro.

Esperava-se que os navios se juntassem a uma frota de navios de guerra já reunidos fora da cidade ucraniana de Odessa, antes de um ataque esperado. Além disso, o anúncio de Kiev na quarta-feira de que os drones armados fabricados na Turquia serão entregues provavelmente irritará ainda mais Moscou. O analista de defesa turco Arda Mevlutoglu diz que os drones representam uma ameaça às forças russas.

“Um único drone armado equipado com algumas bombas pode destruir toda uma bateria de desarme aéreo ou um sistema de guerra eletrônica muito caro ou destruir alguns veículos armados etc.”, disse ele.

O Ministério da Defesa ucraniano publicou vídeos de drones fabricados na Turquia visando as forças russas. Na semana passada, Moscou alertou os países que fornecem armas à Ucrânia de que seriam responsabilizados pelas perdas. Ancara não comentou as alegações ucranianas de uma nova entrega de drones.

A Turquia, enquanto membro da OTAN, tem laços estreitos com a Rússia. Mas Erdogan criticou fortemente a invasão russa da Ucrânia. Asli Aydintasbas, membro sênior do Conselho da Europa, diz que as apostas diplomáticas são altas para a diplomacia turca.

“Este será um ato de equilíbrio para a Turquia”, disse ela. “Claramente, a ajuda de defesa pode acontecer, mas não no nível que irritaria a Rússia, então a Turquia pressionará o suficiente, mas parará quando se tornar existencialmente importante para a Rússia. Para impedi-los de retaliar na Síria ou com gás natural”.

A Turquia importa mais de 90% de sua energia e a Rússia é um de seus principais fornecedores. Ao mesmo tempo, analistas dizem que Ancara está pressionando Moscou a usar sua influência para impedir que Damasco se aproxime dos últimos redutos rebeldes em Idlib, ao longo da fronteira da Síria com a Turquia - uma ação que pode desencadear um novo fluxo de refugiados em território turco.

Fontes