Tufão Odette se forma e ruma para as Filipinas

Fonte: Wikinotícias

15 de dezembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O tufão Rai (chamado Odette nas Filipinas) se formou esta manhã, em horário local, a partir de uma tempestade tropical no mar à leste das Filipinas e ruma para a área central do país, para os arquipélagos de Visayas e Mindanao, que deve alcançar e atravessar nas próximas 12 a 24 horas (veja a trajetória prevista aqui).

No boletim nº 4, o Pagasa, órgão que monitora estes fenômenos no país, anunciou que os ventos sustentados já alcançavam 130 km/h, com as rajadas chegando a 160 km/h.

O tufão deve tocar solo na área costeira do norte da região de Caraga, provavelmente na província de Surigao do Norte, conforme as previsões do Pagasa, com ventos sustentados que podem chegar a 155km/h. Nesta área, o alerta foi elevado para nível 3 no final desta tarde.

Alertas

Estão sob alerta para ventos severos as regiões de Caraga, Samar, Leyte, Ilhas Camotes e Bohol em Visayas, e Surigao do Norte, Surigao do Sul, Ilhas Dinagat, Agusan do Sul, Agusan do Norte, Bukidnon, Misamis Oriental e Camiguin em Mindanao, conforme o boletim.

Também há alertas nestas regiões próximas para chuvas intensas e inundações costeiras.

Fontes