Tsunami causa mortes e danos na Indonésia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

23 de dezembro de 2018

Erupção do vulcão Anak Krakatoa pode ter desencadeado ondas gigantes oriundas de deslocamentos submarinos. Número de mortos pode aumentar.

Forças armadas da Indonésia ajudam nos trabalhos de resgate

Ondas gigantes atingiram a Indonésia na noite de sábado, dia 22, mataram mais de 200 pessoas e deixaram mais de 800 feridos nas regiões próximas do estreito de Sunda. Segundo informações das autoridades indonésias, o socorro está sendo dificultado pela grande quantidade de detritos trazidos pelas ondas, e que estão bloqueando os acessos às áreas atingidas pelo tsunami.

A quantidade de vítimas é alta devido a ausência de alertas de tsunamis, o qual não foi gerado por um terremoto, o que pegou a população de surpresa. Tal fenômeno pode ter sido causado por deslocamentos de terra embaixo da água causados por erupções do vulcão Anak Krakatoa, que se localiza no estreito de Sunda. Os alertas são disparados em razão de terremotos fortes, mas nesse caso, não foram. A atividade vulcânica do Krakatoa tem se intensificado nos últimos meses e fotógrafos registraram erupções horas antes do tsunami ser registrado.

Na ilha de Java, o distrito turístico de Pandeglang é o mais afetado pela tragédia, com o saldo de cerca de 160 mortos e mais de 600 feridos. Em Tanjung Lesung, a onda destruiu um palco onde acontecia o show da banda indonésia "Seventeen" e arrastou o público, matando integrantes da banda e parte dos espectadores que estavam no local.

O Itamaraty, em nota, afirma que ainda não há registro de brasileiros mortos ou feridos na tragédia, mas está em contato com as autoridades e monitorando a situação.

Tragédias recentes

O tsunami de ontem trouxe à lembrança o grande sismo de 26 de dezembro de 2004, cujas ondas geradas mataram mais de 200 mil pessoas, sendo 140 mil somente na Indonésia. Além disso, mais tragédias recentes tem afetado o arquipélago: em setembro, um forte terremoto seguido de tsunami mataram mais de 2 mil pessoas e deixou cerca de 200 mil desabrigados na região de Palu. Em julho e agosto, vários tremores na região de Lombok, mataram mais de 500 pessoas. A Indonésia, com mais de 17 mil ilhas, fica na região conhecida como Anel de Fogo: uma região de intensa atividade vulcânica e sísmica que circunda o oceano Pacífico. Estimativas indicam que cerca de 7 mil tremores ocorram na região, sendo na maioria com intensidade moderada.

História

O Anak Krakatoa está em permanente atividade, estando em monitoramento intenso há 10 anos

O Anak Krakatoa tem uma história impressionante de sua atividade vulcânica. Em 1883, ocorreu a mais intensa explosão vulcânica já registrada na história recente, que resultou na morte de mais de 33 mil pessoas. As cinzas expelidas pelo vulcão naquela época afetou o clima globalmente, reduzindo a temperatura da Terra em cerca de dois graus Celsius.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati

{{Arquivada}