Saltar para o conteúdo

Trump se aproxima da vitória presidencial dos EUA

Fonte: Wikinotícias
Trump durante campanha de 2024

6 de novembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, está perto da vitória eleitoral na manhã de quarta-feira, com vitórias em vários estados importantes, incluindo a Pensilvânia, deixando a ex-vice-presidente Kamala Harris com um caminho cada vez mais estreito para um mandato na Casa Branca.

No sistema dos EUA, onde as eleições presidenciais são contabilizadas numa série de disputas estado a estado, tanto Harris como Trump foram rapidamente declarados vencedores após o encerramento das urnas na terça-feira em estados onde os seus partidos desfrutam de um claro apoio da maioria. Enquanto isso, esperava-se que sete estados chamados de campo de batalha fizessem pender a balança e determinassem o vencedor.

Trump avançou com vitórias importantes nessas áreas, combinando a sua vitória na Pensilvânia com vitórias na Geórgia e na Carolina do Norte para lhe dar pelo menos 267 dos 270 votos eleitorais necessários para obter a maioria. Harris precisaria vencer todos os estados pendentes, incluindo Michigan, Wisconsin, Nevada e Arizona.

Além disso, os republicanos assumiram o controle do Senado de 100 membros na noite de terça-feira, mas ainda não se sabia qual partido controlaria a Câmara dos EUA.

Trump reivindicou vitória na manhã de quarta-feira, ao agradecer a seus apoiadores em um comício na Flórida.

“Este foi um movimento como ninguém nunca viu antes e, francamente, este foi, acredito, o maior movimento político de todos os tempos”, disse Trump.

Ele prometeu “consertar nossas fronteiras” e “consertar tudo em nosso país”.

Trump também disse que trabalharia para criar uma “América forte, segura e próspera”.

Uma autoridade da campanha de Harris disse a uma multidão de seus apoiadores em Washington que ela não discursaria na reunião durante a noite, mas falaria na quarta-feira.

O sistema eleitoral estado a estado inclui regras diferentes sobre como e quando os votos são contados, aumentando a complexidade da forma como os resultados são comunicados.

Em alguns estados, os votos lançados pessoalmente antes do dia da eleição, ou por correio, foram autorizados a ser contados à medida que chegavam, levando a resultados mais rápidos. Mas em outros estados, essas contagens não começaram até o fechamento das urnas na noite de terça-feira, enquanto alguns estados também permitiram que as cédulas fossem enviadas pelo correio até terça-feira, o que significa que os resultados finais nessas áreas levarão dias para chegar.