Tropas russas se retiram de Kharkiv

Fonte: Wikinotícias

15 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As forças ucranianas e o prefeito de Kharkiv disseram que as tropas russas se retiraram de perto de Kharkiv, a segunda cidade da Ucrânia.

O Exército ucraniano explicou que a Rússia está retirando suas tropas da cidade de Kharkiv, no nordeste, no dia 14, e parece ter o objetivo de garantir rotas de abastecimento e apoiar forças em regiões orientais como Donetsk, onde os combates são ferozes.

O prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, disse à televisão britânica à BBC que o exército russo, que continuava bombardeando perto da cidade, se retirou para a fronteira.

O prefeito Terekhov disse que não houve bombardeios por tropas russas nos últimos cinco dias e que a cidade atualmente fornece água, gás e eletricidade para seus cidadãos, mas muitos prédios residenciais foram destruídos.

Enquanto isso, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse no dia 14 que estão em andamento negociações difíceis para evacuar soldados ucranianos isolados de siderúrgicas em Mariupol, um ponto estratégico estratégico no sudeste, em troca da libertação de prisioneiros de guerra russos.

Mariupol é um lugar onde se travam combates ferozes há quase três meses e atualmente está ocupado pelo exército russo, mas sabe-se que centenas de forças de defesa estão em um bunker dentro da siderúrgica de Azovstal e travando a batalha apesar sendo fortemente bombardeado.

O presidente Zelensky disse em um discurso tarde da noite que negociações muito complexas estavam em andamento sobre a evacuação de funcionários gravemente feridos e médicos da Guarda Nacional das siderúrgicas, dizendo que mediadores internacionais influentes estavam envolvidos nas negociações, mas não revelou quem eles eram.

A Rússia já havia pedido a rendição da Guarda Nacional, isolada em um bunker de uma siderúrgica, mas fez poucos comentários públicos sobre o acordo.

Fontes