Tropas do Reino Unido iniciam retirada no Iraque

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

1 de abril de 2009

Iraque

O Reino Unido deu início ontem, à retirada das tropas do país no Iraque. A maior parte dos quatro mil soldados britânicos (que estão concentrados no sul iraquiano) deverá deixar a nação árabe até 31 de maio deste ano.

A partir daí, apenas 400 militares do Reino Unido ficarão no Iraque para treinar forças de segurança locais. Edíficios e bases já foram abandonadas pelos soldados britânicos, que estavam no país desde a invasão, em 2003. O comando da região de Basra foi transferido para os Estados Unidos.

Esta zona é considerada tranquila. Os americanos farão patrulhas e transporte de suprimentos. Durante a guerra no Iraque, o então premier britânico, Tony Blair, foi o principal aliado militar dos Estados Unidos.

Ataque

No mesmo dia, um ataque suicida causou a morte de oito pessoas e feriu outras 12, quando militante atirou um caminhão carregado de explosivos contra uma delegacia da cidade de Mossul. Várias casas do bairro ficaram destruídas com a força da explosão. A cidade fica a 400 quilômetros de Bagdá, a região é considerada reduto da rede terrorista Al-Qaeda.

Fontes