Tribunal de Myanmar acrescenta 7 anos a Aung San Suu Kyi

Fonte: Wikinotícias

30 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Reuters informou hoje (30) que um tribunal de Mianmar acrescentou uma sentença de 7 anos à Aung San Suu Kyi, aumentando a pena total para 33 anos.

Citando fontes locais, a agência de notícias disse que o tribunal do governo militar considerou Suu Kyi culpada de todas as cinco acusações de corrupção contra ela.

Ela foi indiciada pelos militares sob a acusação de violação da Lei de Prevenção de COVID-19, posse ilegal de rádio, manipulação eleitoral e corrupção, e todos os processos judiciais de Suu Kyi foram concluídos com o julgamento de hoje.

A comunidade internacional vê a decisão do tribunal de Mianmar como resultado da pressão do governo militar para impedir o retorno de Suu Kyi à política.

Quando a Liga Nacional pela Democracia (NLD), liderada por Suu Kyi, obteve uma vitória esmagadora nas eleições gerais de novembro de 2020, os militares de Mianmar alegaram fraude eleitoral e tomaram o poder em um golpe em 1º de fevereiro do ano passado.

Anteriormente, Suu Kyi se tornou um símbolo do movimento democrático de Mianmar enquanto estava em prisão domiciliar por quase 20 anos durante o regime militar de 49 anos de Mianmar.

Fontes