Tribunal Penal Internacional envia maior equipe de investigação para a Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

18 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Tribunal Penal Internacional (TPI) enviou a maior equipe de investigação de campo da história para investigar os crimes de guerra cometidos pela Rússia na invasão da Ucrânia.

O promotor do TPI, Karim Khan, disse em um comunicado no dia 17 que “uma equipe de investigação de campo composta por 42 pessoas, incluindo investigadores, especialistas forenses e pessoal de apoio, foi enviada para a Ucrânia.”

A equipe de investigação no local disse: “Trabalharemos com as autoridades ucranianas para investigar os crimes a serem abordados pelo TPI.”

O promotor Khan explicou que essa equipe de investigação é a maior desde a criação do TPI em 2002 para o número de funcionários investidos em um único campo.

A equipe de investigação coletará depoimentos e outras evidências no local e garantirá que as evidências forenses e digitais sejam coletadas e registradas adequadamente.

Em particular, juntamente com especialistas da França, Holanda e outros países, o governo ucraniano ajudará o governo ucraniano na identificação dos restos mortais das vítimas e na preservação de análises balísticas e evidências forenses.

Fontes