Tradicional empresa de louças Duralex pode ir à falência
25 de setembro de 2020
A empresa francesa Duralex, famosa por suas louças transparentes, está em processo de "administração judicial", segundo a imprensa, que reporta que os problemas teriam se agravado em 2017, após a instalação de uma nova unidade que deveria relançar seu tradicional produto. No entanto, a unidade teria tido problemas com um forno, obrigando ao adiamento do projeto.
Segundo a direção da Duralex, porém, a causa principal de seus problemas financeiros é a crise causada pela pandemia de Covid-19. "As exportações representavam 80% dos nossos negócios", disse Antoine Ioannidès, presidente da empresa, ao jornal Le Monde.
História
Fundada com o nome de Saint-Gobain e sediada em Chapelle-Saint-Mesmin, a empresa criou a famosa linha de louça Duralex - transparente e de cor marrom - em 1945, logo após a 2ª Guerra Mundial, anunciando o produto como "praticamente inquebrável". A empresa viu seu apogeu nos anos 1960 e 1970, mas já em 1997, após uma lenta decadência, foi vendida a um grupo italiano, que por sua vez vendeu a empresa novamente em 2005, para um empresário turco.
A Duralex chegou a ter mais uma unidade na França e outra na Espanha e a empregar mais de mil pessoas.
Recuperação judicial e falência
No Brasil, a recuperação judicial é um processo em que as partes, o devedor e os credores, chegam a um acordo judicial para a manutenção das atividades da empresa para que a dívida seja paga. Caso o plano de recuperação não dê certo, a falência é decretada e a empresa, extinta.
Referência
- Falência, recuperação judicial e extrajudicial, Infoescola, [20--].
Fontes
- El negocio de Duralex se resquebraja , El País, 25 de setembro de 2020.
Esta página está arquivada e não é mais editável. |