Três pessoas morrem e dez ficam feridas durante marcha na Ucrânia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

22 de fevereiro de 2015

Ucrânia

Três pessoas morreram e dez ficaram feridas na explosão de uma bomba durante marcha patriótica em Kharkiv, uma cidade do Leste da Ucrânia, a cerca de 200 quilômetros da zona de combate com os rebeldes pró-russos. A informação foi dada à Agência France Presse (AFP) pelo porta-voz do procurador regional, Vita Dubovik. Um jornalista da AFP viu dois corpos, a 20 metros um do outro, ambos cobertos com a bandeira ucraniana.

A polícia investiga um provável “atentado terrorista”, informou o Ministério do Interior em comunicado no seu site. Entre os mortos estão um polícial e um militante pró-europeu, segundo os organizadores da marcha, que marcou o primeiro aniversário da queda do ex-presidente ucraniano pró-russo, Viktor Ianukóvich.

A cidade de Kharkiv foi palco nos últimos meses de uma dezena de explosões suspeitas, que deixaram feridos e foram qualificadas de atentados terroristas. Em Kiev e outras cidades também são realizadas marchas comemorando a queda de Ianukóvich e a chegada ao poder de novas autoridades pró-ocidentais.

Os líderes da Polônia, Lituânia, Letónia, Geórgia, o presidente alemão, Joachim Gauck, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, acompanham o chefe de Estado ucraniano, Petro Poroshenko, e os principais dirigentes do país, na manifestação. Em 22 de fevereiro do ano passado, o Parlamento da Ucrânia destituiu Yanukóvich, que na madrugada anterior teria fugido de Kiev, depois de os setores mais radicais da oposição não aceitarem o acordo de compromisso, firmado um dia antes, e que contemplava, entre outras coisas, eleições antecipadas.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati