Teve início o concurso para escolha do nome para o mascote do Pan Rio-2007

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

20 de julho de 2006

Brasil

Começou nesta segunda-feira a escolha para o nome do mascote dos jogos Jogos Pan-americanos de 2007 que será realizado em julho de 2007 no Rio de janeiro. Como uma referência a cidade sede, a figura do Sol foi escolhida como o mascote e agora está a cargo do público em geral votar para batizá-lo.

As opções para o nome

Luca,Cauê e Kuará.

Os respectivos significados estão ligados ao Sol. Luca significa "luminosidade", "nascido na terra da luz". Assim é o Rio, assim é o Brasil, uma terra de luz. E a luz, é o símbolo de caminho, saber e visão.

Cauê representa uma saudação tupi que significa "salve". Em dicionários de nome próprios significa "homem bondoso que age com inteligência". Alguns escritores afirmam ainda, que Cauê é uma bebida tupi (Kawi) que confere poderes de bondade e sabedoria.

E por último Kuará que provém do guarani Kwaray ("o Sol"). "Ele é filho de Deus, criador, aquele que abre o caminho para o paraíso"; "gerador e condutor da igualdade"; "é o caminho do Bem"; "o que garante ao seu povo uma vida boa, justa e bonita para todos, sem distinção".

Como votar?

O voto pode ser feito nas urnas da Rede Globo espalhados pela cidade ou pela internet no seu website dedicado aos jogos pan-americanos.

Referências