Terremotos na fronteira da Turquia com a Síria matam mais de 3.500 pessoas

Fonte: Wikinotícias

6 de fevereiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Imagem dos destroços na Turquia

Dois terremotos sacudiram cidades fronteiriças entre a Turquia e a Síria esta manhã, em horário local, matando mais de 3.500 pessoas. No início desta tarde, em horário brasileiro, a informação é que as mortes eram cerca de 2.300, mas que este número poderia mudar conforme as forças de resgate removessem os escombros de milhares de prédios que caíram.

Só na Turquia, segundo o presidente Recep Tayyip Erdogan, pelo menos 2.800 prédios desabaram. “Como os esforços de remoção de destroços continuam em muitos prédios na zona do terremoto, não sabemos quanto aumentará o número de mortos e feridos”, disse ele para a imprensa durante o dia. Ele também falou que esta era a mais grave catástrofe natural a atingir o país desde o sismo de 1939 em Erzincan, que fez mais de 32 mil vítimas fatais.

Segundo a Al Jazeera, são cerca de 2.300 mortes na Turquia e 1.300 na Síria até o início da noite no horário local.

Síria com hospitais lotados

Em guerra civil há vários anos, o que levou à destruição de boa parte da infraestrutura, os hospitais que ficam na região atingida na Síria estão sobrecarregados. Sebastien Gay, chefe da missão dos Médicos Sem Fronteiras (Médecins Sans Frontières) na Síria, disse que "as instalações de saúde estão impactadas e sobrecarregadas e que "o pessoal médico no norte da Síria [está] trabalhando o tempo todo para responder ao grande número de feridos".

Os dois sismos

O primeiro sismo, de 7.8 graus de magnitude, ocorreu a oeste da cidade de Gaziantepe, Turquia, às 04h17 em horário local, enquanto o segundo sismo, de 7.5 de magnitude, ocorreu cerca de 9 horas depois, 4 km ao sul-sudeste de Ekinözü na província de Kahramanmaraş, também na Turquia.

Referências

Fontes