Terremoto secundário de magnitude 3,9 atinge o Marrocos; mais de 2 mil mortos

Fonte: Wikinotícias
Casa destruída

10 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um tremor secundário de magnitude 3,9 abalou os marroquinos no domingo, enquanto as equipes de resgate trabalhavam para encontrar sobreviventes nos montes de escombros deixados nas aldeias pelo poderoso terremoto que matou mais de 2.000 pessoas na noite de sexta-feira.

As Nações Unidas estimaram que 300 mil pessoas foram afetadas pelo terremoto de magnitude 6,8, o mais poderoso do país em um século. Os esforços de resgate foram lentos e alguns marroquinos reclamaram nas redes sociais da demora.

O terremoto de sexta-feira derrubou edifícios que não foram construídos para resistir a uma força tão poderosa, prendendo pessoas nos escombros e fazendo com que outras fugissem aterrorizadas.

“Sentimos um grande abalo como se fosse o dia do juízo final”, disse Ayoub Toudite, residente de Moulay Brahim, à Associated Press. "Dez segundos e tudo desapareceu." Os tremores foram sentidos em lugares tão distantes quanto Huelva e Jaén, no sul da Espanha.

O Ministério do Interior disse que 2.012 pessoas morreram e 2.059 ficaram feridas, incluindo 1.404 em estado crítico. O Serviço Geológico dos EUA disse que o epicentro do terremoto foi 72 quilômetros a sudoeste de Marrakech.

Aqueles que ficaram desabrigados pela destruição do terremoto dormiram ao ar livre no sábado, nas ruas de Marrakech ou sob coberturas improvisadas em cidades da montanha do Atlas, como Moulay Brahim, que estavam entre as mais atingidas.

O rei Mohammed VI ordenou três dias de luto nacional a partir de domingo. O exército mobilizou equipes especializadas de busca e salvamento, e o rei ordenou que fossem fornecidos água, alimentações e abrigo aos que perderam as suas casas.

Fontes