Espanha expande ajuda nas buscas após terremoto no Marrocos

Fonte: Wikinotícias

13 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Espanha está enviando mais ajuda para o Marrocos, enquanto as equipes de busca trabalham para encontrar quaisquer sobreviventes do poderoso terremoto que atingiu o sul de Marrakesh na sexta-feira.

A Espanha disse na segunda-feira que estava adicionando equipes com 31 especialistas, 15 cães de busca e 11 veículos.

O governo marroquino disse na segunda-feira que o número de mortos aumentou para pelo menos 2.862 pessoas, com outras 2.500 feridas.

Komenan N'guessan Leon, um artista que vive em Marrocos, disse que muitas pessoas têm dormido ao ar livre devido ao receio de outro terremoto. “Agora as pessoas dormem na rua, vão dormir no jardim porque têm medo - acham que talvez a casa possa cair sobre elas e acham que talvez tudo possa começar de novo”.

Elisabeth Myers, advogada e analista política norte-africana que vive em Marrocos, relatou que o terremoto destruiu aldeias inteiras e que os deslizamentos de terra tornaram muitas áreas inacessíveis. “Eles literalmente não têm nada, apenas as roupas do corpo quando fugiram daquelas casas, aqueles que sobreviveram.”

Myers destacou os riscos que as pessoas enfrentarão sem abrigo à medida que as mudanças climáticas sazonais ocorrerem. “Depois de um verão incrivelmente quente, as noites estão começando a ficar mais frias, mas acho que o verdadeiro perigo vai acontecer daqui a um ou dois meses, quando o tempo esfriar e ainda tivermos pessoas que ficarão desabrigadas porque não há literalmente nenhum lugar para eles irem”, disse Myers.

Notícia relacionada

Fontes

‎‎