Termina sem acordo reunião entre Zelaya e Micheletti na Costa Rica

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

11 de julho de 2009

Depois de dois dias de conversas, terminou sem acordo a reunião entre o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e o atual presidente do país, Roberto Micheletti. A reunião, realizada em San José, na Costa Rica, foi mediada pelo presidente costa-riquenho Oscar Arias.

Segundo a BBC Brasil, não chegou a haver uma reunião conjunta entre Arias, Zelaya e Micheletti, que se reuniram separadamente com o chefe do governo da Costa Rica, pois os hondurenhos se recusaram a ficar frente a frente.

Porta-vozes de Zelaya e Micheletti admitem a possibilidade de retomada das negociações em breve. Contudo, alguns líderes latino-americamos acreditam que há poucas chances de progresso entre os dois presidentes.

Para analistas, o que vai acontecer em Honduras depende das atitudes que os Estados Unidos tomarem em relação à crise. A ajuda de Washington ao país hondurenho já foi cortada, mas eles ainda não usaram todo o poder econômico e diplomático para tentar resolver a crise.

Zelaya já se reuniu com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. Micheletti também procurou se reunir com Hillary, mas não foi recebido. O presidente Barack Obama já se manifestou a favor da devolução do cargo presidente deposto.

A crise política em Honduras começou depois que o presidente Zelaya tentou realizar um referendo sobre mudanças na Constituição. A oposição diz que isso permitiria a reeleição do presidente, que é proibida pela Constituição. Manuel Zelaya foi obrigado a deixar o país no dia 28 de junho, quando foi deposto. Seu mandato terminaria em janeiro do ano que vem.

Fonte


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati