Tepco jogará mais de 11 mil toneladas de água contaminada no mar

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

4 de abril de 2011

A empresa Tokyo Electric Power (Tepco), que administra a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, informou hoje (4) que serão jogadas ao mar mais de 11 mil toneladas de água radioativa que se acumularam nas instalações danificadas. O porta-voz da Tepco, Yukio Edano, afirmou que a água apresenta fracos níveis de radioatividade.

“Nós não tínhamos outra escolha a não ser jogar essa água contaminada no oceano como medida de segurança”, afirmou o porta-voz. Segundo ele, aproximadamente 10 mil toneladas de água acumulada e mais 1,5 mil toneladas que estão nos reatores 5 e 6 serão lançadas no Oceano Pacífico.

A ameaça de contaminação no Japão em decorrência dos vazamentos nucleares preocupa a comunidade internacional. Representantes de vários países se reúnem hoje (4) em Viena, na Áustria, para discutir o assunto.

Os debates, organizados pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), irão até o próximo dia 14. A ideia é concentrar as discussões na Convenção sobre Segurança Nuclear, que surgiu em consequência dos acidentes de Chernobyl e de Three Mile Islands, nos Estados Unidos.

A convenção obriga os países que ratificaram o documento apresentar, a cada três anos, relatórios detalhados sobre a segurança nuclear de suas usinas. Depois das explosões e vazamentos ocorridos no Japão, em decorrência do terremoto seguido de tsunami no último dia 11, o governo japonês tem prestado informações com frequência à Aiea.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati