Tepco jogará mais de 11 mil toneladas de água contaminada no mar

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

4 de abril de 2011

A empresa Tokyo Electric Power (Tepco), que administra a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, informou hoje (4) que serão jogadas ao mar mais de 11 mil toneladas de água radioativa que se acumularam nas instalações danificadas. O porta-voz da Tepco, Yukio Edano, afirmou que a água apresenta fracos níveis de radioatividade.

“Nós não tínhamos outra escolha a não ser jogar essa água contaminada no oceano como medida de segurança”, afirmou o porta-voz. Segundo ele, aproximadamente 10 mil toneladas de água acumulada e mais 1,5 mil toneladas que estão nos reatores 5 e 6 serão lançadas no Oceano Pacífico.

A ameaça de contaminação no Japão em decorrência dos vazamentos nucleares preocupa a comunidade internacional. Representantes de vários países se reúnem hoje (4) em Viena, na Áustria, para discutir o assunto.

Os debates, organizados pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), irão até o próximo dia 14. A ideia é concentrar as discussões na Convenção sobre Segurança Nuclear, que surgiu em consequência dos acidentes de Chernobyl e de Three Mile Islands, nos Estados Unidos.

A convenção obriga os países que ratificaram o documento apresentar, a cada três anos, relatórios detalhados sobre a segurança nuclear de suas usinas. Depois das explosões e vazamentos ocorridos no Japão, em decorrência do terremoto seguido de tsunami no último dia 11, o governo japonês tem prestado informações com frequência à Aiea.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati