Tempestades: Batsirai, Kenan e Malik agitam os oceanos neste final de semana

Fonte: Wikinotícias

29 de janeiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A tempestade de inverno Kenan ontem, um sistema do tipo nor'easter

O ciclone tropical Batsirai na costa leste da África, o ciclone-bomba Kenan no leste dos Estados Unidos e o ciclone Malik na costa norte da Dinamarca: os mares estarão agitados neste final de semana e milhares de pessoas estão sob alerta para os efeitos das tempestades, que vêm associadas a ventos fortes, chuvas, que podem provocar inundações, e também neve no hemisfério norte.

O Batsirai vem sendo monitorado há dois dias pelo Météo France das Ilhas Reunião e se dirige para a mesma região onde na semana passada o ciclone Ana deixou dezenas de mortos, centenas de feridos e mais de 500 mil desabrigados. Segundo o Africa CDC, Ana passou pelo norte de Madagascar, atravessou o Oceano Índico e depois atingiu Moçambique e posteriormente o Malavi, a Zâmbia e o Zimbábue. Batsirai é o segundo sistema ciclônico da temporada de ciclones no Índico Sudoeste de 2021-2022 a ser nomeado.

Já o Kenan é uma tempestade do tipo nor'easter, cujos ventos sopram do nordeste, que se formou a partir de um vórtice polar. Estão sob alerta diversos estados dos Estados Unidos, entre eles New England, North Carolina, Maine, Vermont, New Hampshire, Rhode Island e Massachusetts. Boston pode ter quase 1 metro de neve.

Na Europa, é a tempestade Malik que preocupa. Malik é uma área de baixa pressão que foi nomeada ontem pelo serviço meteorológico da Dinamarca, país que deve atingir com força amanhã. Os ventos também soprarão forte no norte do Reino Unido e sudoeste da Noruega.

Fontes