Telescópio tira primeira fotografia de um planeta fora do sistema solar

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

2 de abril de 2005

Chile.

O Space.com reporta que uma fotografia foi tirada pelo Gigantesco Telescópio do Observatório do Sul Europeu (na realidade localizado no Chile) e que pela primeira vez mostra um planeta orbitando outra estrela. O planeta é duas vezes o tamanho de Júpiter e orbita uma estrela com o mesmo tamanho que o nosso sol.

Os cientistas têm tentado observar planetas fora do nosso sistema solar há aproximadamente 10 anos. Cerca de 150 planetas fora dos sistema solar já foram observados através de outros métodos, mas ninguém tinha ainda tirado uma foto de algum deles. Alguns meses atrás outra equipe tinha tirado uma foto que poderia ser a imagem de outro planeta, contudo o mais provável é que aquela imagem mostre ao invés de um planeta, algum outro objeto mais distante.

A nova foto é da estrela GQ Lupi, uma estrela com aproximadamente 70 % do tamanho do nosso sol e aproximadamente 400 anos-luz de distância. Diferentemente do sol, que tem 4.6 bilhões de anos, GQ Lupi tem só tem cerca de 1 milhão de anos, o que, segundos padrões astronômicos, significa que a estrela é muito jovem. O planeta está em uma órbita três vezes distante da estrela quando comparado à distância que Netuno está do nosso sol. Os cientistas estimam que o período de órbita é de aproximadamente 1200 anos.

O planeta, assim como a estrela que ele orbita, é muito quente, aproximadamente 2000 Kelvin. Mesmo assim há uma pequena quantidade de água, provavelmente vapor gasoso, na atmosfera do planeta. Não há nenhuma expectativa que ele possa suportar vida.

Páginas externas

Fontes