TeleSUR declara vitória de Chávez

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

4 de dezembro de 2006

O Canal TeleSUR, ligado ao atual governo da Venezuela, informou que Hugo Chávez já é o vencedor da eleição presidencial.

A agência Reuters repassou a pesquisa de boca-de-urna da Evans/McDonough divulgada pela TeleSUR. A pesquisa foi paga pela estatal PDVSA e confirmou a vitória de Chávez. No final de novembro esta mesma empresa divulgou que Chávez estava na frente com 57% das intenções de voto contra 38% por cento de seu oponente, Manuel Rosales.

Um integrante da campanha do candidato Manuel Rosales, Juan Carlos Caldera, declarou que a TeleSUR, que foi fundada por Chávez e registrada em Caracas, violou a legislação sobre propaganda ao divulgar estimativas sobre o resultado da eleição.

Votações continuam

Mesmo após uma hora do final oficial da votação, muitos eleitores permanecem nas filas para votar (segundo a legislação venezuelana uma seção não pode ser fechada enquanto houver um eleitor para votar).

De forma geral a eleição foi tranqüila, com exceção de alguns pequenos incidentes localizados.

Partidários do candidato da oposição fizeram denúncias de supostas irregularidades durante o processo de votação, as quais foram negadas por autoridades do governo.

Na sede de Rosales o clima é otimista em relação ao resultado da eleição.

Durante a campanha eleitoral a eleição para Presidente na Venezuela foi marcada por denúncias do governo e da oposição e houve questionamentos quanto à lisura do processo. Ainda é incerto o resultado final e persiste a dúvida se o eventual perdedor irá acatar o resultado oficial do pleito.

Fontes