Tapeçaria icônica de "Guernica" de Picasso volta à ONU
6 de fevereiro de 2022
A icônica tapeçaria de "Guernica", de Pablo Picasso, que é considerada por vários críticos de arte como talvez a pintura anti-guerra mais poderosa da história, retornou ao seu lugar de honra nas Nações Unidas no sábado, após uma ausência de um ano que irritou e consternou muitos diplomatas e funcionários da ONU.
A tapeçaria da pintura, tecida pelo Atelier J. de la Baume-Durrbach, foi pendurada novamente no sábado do lado de fora do Conselho de Segurança, o órgão mais poderoso da ONU encarregado de garantir a paz e a segurança internacionais. Desde fevereiro de 2021, a parede amarela onde estava pendurada estava vazia.
A tapeçaria foi encomendada em 1955 pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos e governador de Nova Iorque Nelson Rockefeller e oferecida à ONU por empréstimo em 1984.
A família Rockefeller doou o terreno para construir o complexo da ONU depois que o organismo mundial foi fundado sobre as cinzas da Segunda Guerra Mundial, nas palavras da Carta da ONU, "para salvar as gerações seguintes do flagelo da guerra".
Quando a sede das Nações Unidas estava passando por uma grande reforma a partir de 2009, a tapeçaria foi devolvida à Fundação Rockefeller para custódia. Foi reinstalado em setembro de 2013, quando as reformas foram concluídas.
No início do ano passado, Nelson A. Rockefeller Jr., filho do falecido vice-presidente e governador proprietário da tapeçaria "Guernica", notificou as Nações Unidas de sua intenção de recuperá-la. A ONU devolveu a ele em fevereiro de 2021.
Rockefeller disse em um comunicado no sábado que a tapeçaria estava sendo devolvida por empréstimo às Nações Unidas e que pretende doar o trabalho ao National Trust for Historic Preservation no futuro.
“A tapeçaria de Guernica com seu simbolismo investigativo – sua representação de aspectos horríveis da natureza humana – luta com a crueldade, a escuridão e também uma semente de esperança dentro da humanidade.” Rockefeller disse em um comunicado. “A tapeçaria de Guernica deve ser experimentada e interpretada, com Picasso se recusando a compartilhar sua mensagem quando solicitado.” Rockefeller disse estar "encantado e profundamente grato, junto com minha família pela cuidadosa administração" da tapeçaria pelas Nações Unidas e pelo secretário-geral Antonio Guterres.
“Sou grato que a tapeçaria possa continuar a alcançar um segmento mais amplo da população mundial e ampliar sua capacidade de tocar vidas e educar”, disse ele.
Em uma carta de 1º de dezembro de 2021 a Rockefeller, a ONU disse que Guterres escreveu: "Esta é uma notícia muito bem-vinda, pois encerramos um ano difícil de dificuldades e conflitos globais".
"A tapeçaria de Guernica fala ao mundo sobre a necessidade urgente de promover a paz e a segurança internacionais", escreveu o chefe da ONU. "Estamos honrados em servir como administradores cuidadosos deste trabalho icônico único – à medida que nos inspiramos em sua mensagem".
A pintura original, o protesto de Picasso contra o bombardeio da capital basca de Guernica durante a guerra civil espanhola, está na Espanha.
Fonte
- ((en)) Iconic Tapestry of Picasso’s `Guernica’ Back at UN — Voz da América, 6 de fevereiro de 2022
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |