Talibãs são acusados de decapitar professor no Afeganistão
4 de janeiro de 2006
No Afeganistão homens armados capturaram e decapitaram o professor de uma escola que dava aulas para garotas. Segundo as autoridades, os agressores pertenceriam ao Talibã, o qual alega que educar mulheres é contra a religião islâmica.
O ataque ocorreu na terça-feira (3). O professor Malim Abdul Habib, 45 anos, foi rendido e decapitado no centro da cidade afegã de Qalat, na frente da esposa e dos filhos, relatou o porta-voz do governo local Ali Khail. Segundo ele, somente Habib foi assassinado e os familiares dele estão com vida.
Habib dirigia o colégio Shaikh Mathi Baba, onde estavam matriculados cerca de 1300 garotos e garotas.
O diretor de educação da província de Zabul culpa os Talibãs pelo crime: "Somente os talibãs são contrários à educação para garotas.(...)Os talibãos freqüentemente atacam nossos professores e batem neles. Mas esta é a primeira vez que um deles é morto nesta província".
Fontes
- AP. Taliban Behead Teacher for Educating Girls— FOX, 4 de janeiro de 2006
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|