Talibã impõe mais restrições à mídia afegã

Fonte: Wikinotícias

17 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um grupo de mídia que administra vários canais populares de TV e rádio no Afeganistão anunciou na quinta-feira que foi instruído pelas autoridades do Talibã a parar de exibir séries dramáticas na televisão.

O Moby Group, dono da Tolo TV e da Lemar TV, disse que recebeu a ordem da agência de inteligência do Taleban. A ordem foi emitida pelo ministério do Taleban para a promoção da virtude islâmica e prevenção do vício, disse.

O grupo disse que estava obedecendo à ordem e deixaria “temporariamente” a transmissão de séries dramáticas estrangeiras a partir da noite de quinta-feira.

Além disso, um ex-repórter do Tolo News disse que as autoridades do Talibã detiveram três funcionários do Tolo News, incluindo o diretor do canal, após a notícia da proibição do Talibã de séries dramáticas.

Muitas famílias afegãs assistem às séries de TV, que são principalmente turcas e indianas. Sua popularidade os tornou uma tábua de salvação financeira para o problemático setor de mídia privada do país.

“O Grupo MOBY propõe que questões como a proibição de transmissão de séries dramáticas estrangeiras sejam melhor discutidas por meio de uma comissão conjunta composta por representantes do Ministério da Informação e Cultura e organizações de mídia e, de acordo com os princípios do governo, a decisão final seria oficialmente anunciado pelo Ministério da Informação e Cultura”, disse o grupo em um tweet que já foi excluído.

O Talibã já vinha restringindo severamente a liberdade de imprensa, de acordo com organizações de mídia.

Desde o retorno do Talibã ao poder em agosto passado, mais de 230 meios de comunicação foram fechados e milhares de jornalistas, a maioria mulheres, perderam seus empregos, disse a Repórteres Sem Fronteiras em um relatório no mês passado.

Centenas de jornalistas afegãos deixaram o país nos últimos sete meses.

O Moby Group, que recebeu financiamento dos EUA antes do colapso repentino do antigo governo afegão, também recebeu assistência para retirar a maioria de seus jornalistas e funcionários do Afeganistão no ano passado.

O Emirado Islâmico do Taleban proibiu a aparição e as vozes de jornalistas e apresentadoras na televisão e rádio estatais.

As autoridades do Talibã também proibiram a maioria dos programas de entretenimento em canais de TV privados, chamando esse conteúdo de não islâmico e moralmente inapropriado.

Grupos de direitos humanos também relataram que jornalistas afegãos foram detidos e torturados por homens armados do Taleban em todo o país.

“As autoridades do Talibã realizaram censura e violência de longo alcance contra a mídia afegã em centros distritais e provinciais, limitando drasticamente as reportagens críticas no Afeganistão”, disse a Human Rights Watch em um relatório em 7 de março.

Os porta-vozes do Talibã, no entanto, negaram consistentemente a censura à mídia e rejeitaram as afirmações de que estão restringindo fortemente os jornalistas afegãos.

Fontes