Saltar para o conteúdo

Taiwaneses permanecem calmos, enquanto China continua cerco à ilha

Fonte: Wikinotícias

24 de maio de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

China e Taiwan (em vermelho) tem um conflito histórico

As forças terrestres, marítimas, aéreas e de foguetes do Comando do Exército de Libertação do Povo Chinês continuaram a conduzir o exercício "Joint Sword-2024A" no mar e no espaço aéreo ao redor de Taiwan hoje, realizando o que o porta-voz Coronel da Marinha Li Xi chamou de "ligação integrada dentro e fora da cadeia de ilhas. Um exercício para testar a capacidade de tomar o poder em conjunto, atacar em conjunto e ocupar áreas-chave".

A mídia oficial da China está repleta de vídeos e relatos de tropas do Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular conduzindo treinamento em coordenação navio-aeronave, assalto marítimo e ataques terrestres no mar e no espaço aéreo ao redor de Taiwan. O Comando do Teatro Oriental também divulgou relatórios de tropas se aproximando e saindo de Taiwan de várias direções. A animação simulada dos exercícios de guerra nas ilhas externas "pune vigorosamente" as forças separatistas da "independência de Taiwan" e atua em busca de "independência" e "adverte seriamente" as forças externas sobre interferência e provocação.

Embora as autoridades chinesas tenham tentado ao máximo criar uma atmosfera de guerra perigosa no Estreito de Taiwan, os 23 milhões de pessoas em Taiwan não parecem se importar muito com isso e a sua vida e trabalho continuam normais. Até mesmo as disputas políticas entre os legisladores no poder e a oposição no Yuan Legislativo de Taiwan continuaram normalmente na sexta-feira. O mercado de ações de Taiwan, bem como o ritmo de vida e de negócios em cidades metropolitanas como Taipei, Keelung e Kaohsiung, continuam normais.

A Associated Press citou o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan dizendo que dentro de 24 horas, de quinta a sexta-feira, um total de 49 aeronaves militares do ELP e 19 navios da Marinha e navios da guarda costeira do ELP foram detectados operando no mar e no espaço aéreo ao redor de Taiwan, incluindo 35 aeronaves militares que cruzaram a linha central do Estreito de Taiwan, que serve como linha divisória informal entre os dois lados do Estreito de Taiwan.

Taiwan enviou navios da Marinha e da Guarda Costeira, bem como aviões de combate da Força Aérea e unidades de mísseis terrestres para realizar vigilância e alerta. Está particularmente vigilante sobre a situação na área de Matsu de Kinmen, do outro lado do mar do continente.

O novo presidente de Taiwan, Lai Ching-te, foi inspecionar a 66ª Brigada de Fuzileiros Navais do Exército Nacional responsável pela defesa de Taipei na quinta-feira, depois que o Exército de Libertação Popular lançou um exercício de cerco à ilha. Ele enfatizou isso como comandante-chefe das Forças Armadas, a sua responsabilidade de proteger o país e salvaguardar as vidas e propriedades de todos os cidadãos. Ele estará na linha de frente com o exército nacional para proteger conjuntamente a segurança nacional.

"Neste momento, a comunidade internacional está prestando muita atenção ao Taiwan democrático. Diante dos desafios e ameaças externas, continua a defender o valor da liberdade e da democracia e a salvaguardar a paz e a estabilidade regionais", disse Lai.

Chen Sian-en, proprietário de uma oficina de pneus na cidade de Kaohsiung, disse à Reuters que os exercícios militares da China "não têm qualquer impacto nas nossas vidas diárias. Ainda temos que trabalhar e ganhar dinheiro".

“Desde crianças a adultos, habituámo-nos à ameaça (da China)”, disse Chen Xian’en, 66 anos. Ele acredita que os exercícios militares chineses são “uma espécie de tática de intimidação” e “uma demonstração de força” contra o novo presidente de Taiwan. "Eles já disseram isso tantas vezes, mas nunca tomaram medidas reais. Se realmente quisessem tomar Taiwan, já o teriam feito há muito tempo", disse Chen Xian'en.

O índice S&P Taiwan BMI está atualmente em um nível recorde e quase não foi afetado pelos exercícios militares do PLA. O mercado de ações de Taiwan fechou ligeiramente em alta, 0,3% na quinta-feira e caiu apenas ligeiramente, 0,2%, hoje. O preço das ações da gigante de semicondutores TSMC permanece em alta recorde.

Um homem de 52 anos, de sobrenome Zhang, de Kinmen, disse à Reuters que Pequim ameaça guerra há décadas. “Se a guerra acontecesse, se eles estivessem planejando atacar, já teriam feito isso há 20 ou 30 anos”, disse ele.

“O exercício militar terá um impacto psicológico de curto prazo, mas não afetará a tendência positiva de longo prazo do mercado de ações de Taiwan”, disse Huang, vice-presidente da Mega International Investment Consulting, à Reuters.

No entanto, uma vendedora de seguros de 36 anos, de sobrenome Liao, em Kaohsiung, disse à Reuters que estava "muito preocupada" com os exercícios militares do ELP. “Se a guerra estourasse hoje, acho que seria a primeira a agitar a bandeira branca”, disse ela.

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • 解放军围岛演习持续,但台湾民众保持平静,股市稳定 — VOA, 25.05,2024 <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3ATaiwaneses+permanecem+calmos%2C+enquanto+China+continua+cerco+%C3%A0+ilha&rft.au=&rft.btitle=%E8%A7%A3%E6%94%BE%E5%86%9B%E5%9B%B4%E5%B2%9B%E6%BC%94%E4%B9%A0%E6%8C%81%E7%BB%AD%EF%BC%8C%E4%BD%86%E5%8F%B0%E6%B9%BE%E6%B0%91%E4%BC%97%E4%BF%9D%E6%8C%81%E5%B9%B3%E9%9D%99%EF%BC%8C%E8%82%A1%E5%B8%82%E7%A8%B3%E5%AE%9A&rft.date=(erro)&rft.genre=unknown&rft.pub=VOA&rft_id=https%3A%2F%2Fwww.voachinese.com%2Fa%2Ftaiwanese-people-markets-stay-calm-despite-chinese-drills-around-island-20240524%2F7625365.html&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988">