Taiwan lança seu primeiro submarino para testes diante das ameaças da China

Fonte: Wikinotícias
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen

29 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, lançou na quinta-feira o primeiro submarino autônomo da ilha de fabricação nacional para testes, após sete anos de projeto e construção e movimentos cada vez mais agressivos da China.

A embarcação diesel-elétrica deve passar por testes portuários e de navegação oceânica antes que os militares possam tomar posse total em 2024.

Tsai, que iniciou o plano de construção de um submarino quando assumiu o cargo em 2016, disse: "A história se lembrará deste dia para sempre. No passado, um submarino produzido internamente era considerado uma missão impossível [para Taiwan]. Mas hoje, um submarino projetado e construído por nossos compatriotas está à sua frente.

"Conseguimos. Construir um submarino não é apenas um objetivo, mas uma realização concreta do nosso compromisso de defender o nosso país. Os submarinos são equipamentos importantes para a marinha de Taiwan no desenvolvimento de estratégias de guerra assimétricas."

Taiwan iniciou a construção dos seus próprios submarinos depois de Pequim ter usado o seu peso económico e diplomático para impedir a compra de algum dos seus aliados. A China considera a ilha como seu próprio território e, no ponto mais próximo, a ilha taiwanesa de Kinmen, as duas entidades estão separadas por 2 quilómetros.

Pequim continua a intensificar atividades militares agressivas perto de Taiwan com caças e navios da marinha patrulhando e conduzindo exercícios.

Fonte

‎‎