Taiwan diz que rejeita política "um país, dois sistemas"
17 de outubro de 2022
Taiwan protestou contra a menção do presidente chinês Xi Jinping à unificação de Taiwan no 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China.
Em um comunicado no dia 16, o Ministério do Presidente de Taiwan disse: "Taiwan é um país soberano e independente" e "rejeita firmemente um país, dois sistemas".
“Manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan e na região é responsabilidade compartilhada de ambos (China e Taiwan), e o encontro no campo de batalha não é uma opção”, disse.
A declaração vem logo após o presidente chinês Xi Jinping mencionar o uso da força contra Taiwan no Congresso Nacional do Partido Comunista da China em Pequim.
Em seu discurso de abertura no congresso do partido, o presidente Xi disse: "Manteremos a máxima sinceridade e esforço em direção à visão de reunificação pacífica, mas nunca prometeremos desistir do uso da força".
Mais cedo, a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse em um discurso para comemorar o 111º aniversário da fundação da República da China no dia 10, dizendo que “o confronto armado não é uma opção para ambos os lados”.
Fontes
- ((ko)) 타이완 "우리는 주권국
...일국양제 거부" — Voz da América, 17 de outubro de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |