Taiwan diz que forças navais chinesas embarcam em barco turístico de Taiwan

Fonte: Wikinotícias

22 de fevereiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Taiwan diz que um barco turístico da ilha autônoma foi abordado pela guarda costeira chinesa.

A guarda costeira de Taiwan afirma que o barco que transportava 34 passageiros e tripulantes foi abordado durante pouco mais de 30 minutos enquanto fazia uma viagem turística perto do arquipélago de Kinman, localizado perto da cidade costeira de Xiamen, no sul da China, mas controlado por Taiwan.

Kuan Bi-ling, chefe do Conselho de Assuntos Oceânicos de Taiwan, disse aos repórteres na terça-feira na capital Taipei que as ações da China prejudicaram os sentimentos das pessoas, criaram pânico e foram contra os melhores interesses das pessoas em ambos os lados do Estreito de Taiwan, o estreito de 160 quilômetros de extensão. ampla hidrovia que separa a China e Taiwan.

O incidente de segunda-feira ocorre dias depois de dois pescadores chineses terem se afogado depois que seu navio virou enquanto fugiam da guarda costeira de Taiwan depois de entrarem em águas restritas perto de Kinmen. Outros dois pescadores que estavam a bordo do navio foram detidos.

A China anunciou na segunda-feira que, em resposta, aumentará as patrulhas da guarda costeira nas águas ao largo do arquipélago de Kinmen.

Taiwan tem sido autogovernada desde o fim da guerra civil da China em 1949, quando as forças nacionalistas de Chiang Kai-shek foram expulsas do continente pelos comunistas de Mao Zedong.

Pequim continua a considerar a ilha de 23 milhões de habitantes e as suas ilhas periféricas como território chinês e tem aumentado a sua ameaça de conseguir isso através da força militar, se necessário.

Pequim intensificou a pressão militar e diplomática sobre Taipei durante o mandato da Presidente Tsai Ing-wen, membro do Partido Democrático Progressista, de tendência independentista, bem como a eleição do seu vice-presidente, Lai Ching-te, em Janeiro para suceder. dela.

Fontes[editar | editar código-fonte]