Surto de doença de Chagas preocupa Santa Catarina

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Brasil SantaCatarina maploc.png

23 de março de 2005

Brasil

Um surto de Doença de Chagas está preocupando as autoridades de saúde do estado brasileiro de Santa Catarina. Até o momento já foram registrados 19 casos confirmados, 18 casos suspeitos e 3 mortes. Já há uma corrida de pessoas aos centros de saúde para realizar o exame de sangue para detectar a doença.

Tripanosoma cruzi, causador da Doença de Chagas.

Segundo alertou as autoridades sanitárias do estado, não há razão para essa intensa procura aos centros médicos para exames, pois somente nos focos onde foram registradas vítimas (a região que abrange os municípios de Navegantes, Itajaí, Penha, Piçarras, Barra Velha, Araquari, Joinville, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapema, Camboriú, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul e Itapoá) é que há possibilidade de haver pessoas infectadas e que o sistema público de saúde não comporta tamanha demanda de exames. Por isso, somente casos considerados suspeitos serão examinados.

A transmissão da doença se deu de uma forma incomum a forma de que a doença é normalmente transmitida. As vítimas sofreram contágio após ingerirem caldo de cana contaminado com o agente causador da doença.

Por estar em uma região turística, também há uma preocupação ao contágio de visitantes, principalmente estrangeiros. Por isso as autoridades de saúde chilenas, uruguaias e argentinas foram alertadas de um possível surto de doença de chagas em seus países.

Fontes