Sul da Europa terá tempo invernal severo nos próximos dias

Fonte: Wikinotícias

2 de dezembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ingresso de uma forte massa de ar polar do Ártico derrubará as temperaturas e causará neve até no Sul da Europa. Em países como Portugal e Espanha, ainda ontem, avisos meteorológicos foram emitidos para as condições severas do tempo nos próximos dias.

Na terra de Cabral, segundo o website especializado Tempo, "vem aí muito frio e um temporal de chuva e neve", situações que pioram devido a atuação de um fenômeno marítimo: a depressão tropical Clement (uma zona de distúrbio pré-nomeada Invest 90L pelo NHC), que há dias atinge com mais intensidade as ilhas Açores e Madeira (e as ilhas Canárias na Espanha).

De acordo com o Tempo também, "é muito provável a queda de neve em largas porções das terras altas do Norte e do Centro, destacando-se Peneda-Gerês, Montalegre e Serra da Estrela".

Já na Espanha, a Aemet, agência meteorológica oficial, escreveu em seu aviso ontem que a partir de amanhã, 03 de dezembro, uma nevasca proveniente do noroeste derrubará as temperaturas a "valores invernais". O aviso também alerta para um "temporal atlântico" que atingirá a parte norte do país, onde, além de nevascas abundantes, haverá fortes chuvas e ventos. Estão em alerta laranja, nesta região, a Andaluzia, Astúrias, Cantábria, o País Basco e a Galícia, mas as condições de mau tempo atingirão todo país.

O Clement/Invest 90L

O Clemet é uma depressão tropical que atingiu o oeste de Portugal nos últimos dias, com mais intensidade as ilhas Açores e Madeira. O fenômeno, no entanto, ainda não se extinguiu e enquanto ruma para oeste, para o centro do Oceanto Atlântico Norte, há a possibilidade dele se intensificar e se transformar numa tempestade tropical ou furacão (todos o mesmo fenômeno ciclônico, mas com intensidade de vento diferentes).

O NHC-NOAA ainda não nomeou o fenômeno (são nomeados quando a intensidade dos ventos sustentados passa de 60km/h), chamando-o provisoriamente apenas de Invest 90L - que dias atrás tinha até 40% de se tornar um furacão, tendo, segundo o NHC, hoje apenas 10% de se intensificar.

Se nomeado, o sistema será o 32º da temporada de furacões no oceano Atlântico de 2020 oficialmente encerrada ontem e uma das mais movimentadas já ocorridas.

O 31º fenômeno ocorrido foi o furacão Iota, há duas semanas atrás.

Notícias Relacionadas


Fontes