Sudão do Sul prende seis suspeitos de extração ilegal de madeira

Fonte: Wikinotícias

23 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Por VOA News Seis estrangeiros foram presos sob suspeita de extração ilegal de madeira no estado de Equatória Oriental do Sudão do Sul e devem comparecer num tribunal esta semana.

A extração ilegal de madeira é um problema crônico perto da fronteira com Uganda, em áreas densamente arborizadas, onde não há estradas ou seguranças para fazer cumprir a lei, de acordo com o comissário do condado de Magwi, David Otto.

Otto disse que as autoridades do condado de Magwi foram avisadas na semana passada por fazendeiros da região que ouviram o som de máquinas de alta potência cortando árvores. Ele disse que os seis detidos estavam da área de Mugali. “Estes são nossos vizinhos de Uganda, os residentes de Amuru”, disse Otto.

Otto também disse que o governador da Equatória Oriental, Louis Lobong, ordenou às autoridades estaduais que reprimam o corte ilegal de árvores.

O desmatamento no Sudão do Sul tornou-se um problema tão grande que, em 2018, o governo do país proibiu a exportação de carvão vegetal em um esforço para conter a extração ilegal de madeira.

A extração ilegal da teca

No Sudão do Sul, os extratores ilegais visam as florestas de teca, uma madeira de lei usada para fabricação de móveis e construção naval. Nos últimos anos, grande parte da teca do mundo vem do Sudão do Sul, à medida as árvores, plantadas na década de 1940 por colonos britânicos, atingiram a maturidade na mesma época em que o país conquistou a independência.

A crescente demanda pela teca do país tem causado a exploração ambientalmente prejudicial e insustentável das florestas que, de outra forma, poderiam ter benefícios de longo prazo para a economia do Sudão do Sul.

O corte maciço de florestas também afeta negativamente os agricultores porque o desmatamento reduz as chuvas, o que afeta a produção de alimentos, disse Otto.

Fonte